02/02/2018

Alerta: Rhysand vai te lembrar Damon Salvatore
Olá meus leitores amados! Estou imensamente feliz com o andamento das coisas com o blog, principalmente por receber comentários e views. Sério, vocês não fazem ideia do quanto me alegram com esses comentários maravilhosos ♥ 

Hoje, como podem perceber, iniciei a postagem de um jeitinho diferente: com um alerta! Isso mesmo. Acontece que, ultimamente, resolvi que era melhor escrever as resenhas à mão e utilizei uma agenda velha (porém nova) para esse trabalho. Nela, existe uma parte de observações em que coloco alguma coisa que me impactou durante a história e agora vai ser o cabeçalho das postagens. Sem mais delongas, hoje vou falar sobre Corte de Espinho e Rosas!
⇢ Dados do livro


Nome: Corte de Espinhos e Rosas
Autor(a): Sarah J. Maas
Editora Galera Record
2015
Número de páginas: 434




Sarah J. Maas nos apresenta um mundo em que humanos, após terem sido escravizados, coexistem com criaturas chamadas feéricos separados apenas por um muro mágico. Conhecemos então Feyre e sua  família, que perderam a matriarca e todo o dinheiro e propriedade que tinham. A garota, mesmo sendo a mais jovem das irmãs, agora precisa caçar para manter sua família viva. E é em uma dessas caças que ela mata um feérico disfarçado de lobo e muda completamente sua vida. 

Após matar o lobo e vender sua pele no mercado sem sequer saber que era um feérico, Feyre recebe em sua casa a visita de uma criatura que lhe dá duas opções: ou morrer ali  mesmo ou ir com ele para o outro lado do muro, a mística terra nomeada Prythian. E a moça embarca então numa aventura incrível, descobrindo que a criatura é na verdade Tamlin e tanto ele quanto seu povo estão sob a ameaça de uma praga. E só Feyre é capaz de salvá-los.
“Há quem me procure a vida inteira, sem jamais me encontrar,
E aqueles que beijo, mas vêm com pés ingratos me esmagar.
As vezes parece que favoreço a inteligência e a graça,
Mas abençoo todos os que arriscam com audácia.
Suave e doce minha égide costuma ser,
Mas se desprezado, me torno uma fera difícil de abater.
Pois embora cada um de meus golpes seja poderoso,
Quando mato, meu processo é vagaroso...”
Uma das primeiras coisas que quero comentar é que logo no início da leitura me lembrei o motivo de ter abandonado a série 'Trono de Vidro' da mesma autora: a narrativa em primeira pessoa começou com a personagem divagando demais e uma cena que acredito que devia nos jogar de cabeça na aventura apenas me fez querer largar o livro e ir fazer qualquer outra coisa. Mas, insisti na leitura e mordi minha língua!

A suposta releitura de 'A Bela e a Fera' tem as referencias bem sutis e acredito que não perceberia se não soubesse desse fato antes. O mundo dos feéricos e humanos é maravilhoso, extremamente bem construído e, só para salientar, a descrição da autora sobre o muro me fez lembrar demais o filme 'Malévola'.

— Você é exatamente como sonhei que seria também — sussurrou ele, o hálito acariciando minha orelha, e, depois, a escuridão engoliu tudo.
E ainda tem o romance de Feyre e Tamlin, que surge aos poucos e não é como aqueles livros onde a garota cai de amores instantaneamente – um dos pontos que também admiro demais no conto que inspirou a autora. Além disso, nossa protagonista foge de estereótipos de mocinha! Ela é a mais jovem das irmãs cuidando das mais velhas e do pai, ainda tendo como dificuldade em seu caminho o analfabetismo.

Enfim, a criação dos reinos, dos termos, do mapa, da história de Prythian, é genial. Mesmo tendo parado com a leitura de 'Trono de Vidro' (um dia explico), é um dos pontos que admiro demais na Sarah J. Maas: a criatividade para criar mundos e personagens.
⸻⸻⸻⸻⸻⸻

Como já comentei ali mais acima, nessa minha vibe de escrever as resenhas à mão e utilizar a agenda velha, desenvolvi outra coisa que gosto muito de fazer: escrever frases inspiradoras e comparar coisas do meu dia-a-dia com elas. Assim como todas as resenhas recebem um ponto importante da obra no final da página na área de 'importante' da agenda, a primeira linha de cada página da direita recebe uma frase inspiradora (que geralmente vem de uma música). E com 'Corte de Espinhos e Rosas' não é diferente!  Vamos lá: 

"We live, we love, we lie"

Definitivamente, essa frase da música The Spectre do Alan Walker, que mostrei no último post, se encaixa no livro. Vou explicar, relaxe. 
WE LIVE: acredito que se encaixe em como Feyre precisa caçar, barganhar e sofrer para manter as irmãs, o pai e a si própria viva. E também no modo como os habitantes da Corte Primaveril precisam conviver com a praga. 
WE LOVE: tudo no livro é movido por amor. Desde o fato de Feyre caçar para manter sua família viva, Tamlin protegendo sua Corte, emissários atravessando o muro e até mesmo a própria praga. 
WE LIE: os efeitos da praga impedem que qualquer um fale sobre a verdade acerca dela, então todos mentem. Feyre também mente para manter sua pele a salvo, assim como os feéricos também manipulam a verdade o tempo todo. 

Enfim, é isso. O livro é maravilhoso e embora eu esteja demorando séculos para ler a continuação, a série  merece sua atenção. Vocês já leram? O que acharam? Ah, e gostaram do novo "método" para elaborar as postagens? Beijos! 

6 comentários

Oie, tudo bem?
Adorei a sua resenha! Eu não sabia muito sobre o livro, mas achei bem interessante.
Não sabia que era da mesma autora de Trono de Vidro que, por sinal, quero ler.
Esse livro me lembrou Jogos Vorazes (pela protagonista precisar caçar) e Malévola também, pelo que você relatou. Mas confesso que não enxerguei nada de A Bela e a Fera nele hahaha!
Beijos,

Priih
Infinitas Vidas

REPLY

Oi Priscilla.
Não tinha pensado nessa coisa de Jogos Vorazes, até você comentar! As referências de A Bela e a Fera vão aparecendo de um jeito bem sutil durante a leitura e apenas se você começá-lo com isso na cabeça é que vai conseguir identificar. Acredite em mim, elas estão lá! kkkkk'

Beijos

REPLY

Oie,
Gostei de como você elaborou a resenha. Eu também gosto de escrever sobre os livros que leio a mão, e anoto meus quotes preferidos.
Lembra o Damon? Já gostei. Sou apaixonada por ele. Já vi o livro várias vezes, mas nunca me interessei em ler.
Beeijoo!!

Grazy Carneiro
Meus Antídotos

REPLY

Oii Sarah, tudo bem? acabei de conhecer seu blog e já estou apaixonada, seu cantinho é lindo, tô te seguindo já para poder acompanhar os próximos posts <3 Menina, já tomei um tiro quando você falou que o Rhysand é parecido com o meu marido Damon Salvatore hahahahaha eu sou apaixonada por TVD e principalmente pelo Damon. Eu ainda não li o livro, mas agora tenho mais um motivo para ler. E gostei muito da forma como você fez a resenha, continue a fazer assim, ficou bem diferente.
-Beijos,Carol!
http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

REPLY

Hey Grazy!
Escrever a mão parece que nos dá uma maior segurança e clareza, é maravilhoso! Lembra, menina, você tem que ler!

Beijos

REPLY

Hey Carol, obrigada! Seja bem vinda a minha loucura, então. Leia o livro, o Rhysand vai te lembrar demais o Damon, principalmente se é tão fã de TVD quando eu <3 Mais uma vez, obrigada!

Beijos

REPLY

Três Pontos e Fim . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates