15/12/2017


Nome: Tudo e todas as coisas
Autora: Nicola Yoon
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 304
Ano: 2016
Sinopse: "Minha doença é tão rara quanto famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Não saio de casa. Nunca saí em toda minha vida. As únicas pessoas que já vi foram minha mãe e minha enfermeira, Carla. Eu estava acostumada com minha vida até o dia que ele chegou. Olho pela minha janela para o caminhão de mudança, e então o vejo. Ele é alto, magro e está vestindo preto da cabeça aos pés. Seus olhos são de um azul como o oceano. Ele me pega olhando-o e me encara. Olho de volta. Descubro que seu nome é Olly. Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar por Olly. E é quase certo que será um desastre."
Madeline Whittier é uma garota de dezoito anos que tem uma doença rara chamada IDCG, que faz com que ela seja alérgica a qualquer coisa. Por todos esses anos, vive numa casa super higienizada e respira um ar filtrado. Suas únicas companhias são a mãe e a enfermeira Carla. Até que, um dia, chega uma família para morar na casa ao lado e a primeira coisa que fazem é levar um bolo bundt.

"— A questão é que os bundts da minha mãe não são muito bons. Eles são terríveis. Na verdade, são intragáveis, eles são quase indestrutíveis. Que isso fique apenas entre nós."

Como já é de se esperar, a mãe de Madeline ao abrir a porta não pode deixar nem o bolo nem o casal de irmãos, Olly e Kara, entrar na casa. E é aí que começa uma das melhores partes dos livro: o garoto tem o quarto em frente ao de Madeline e começa a chamar a atenção dela brincando com o bundt indestrutível e, cá entre nós, conquistando-a um pouquinho a cada dia. 

A amizade continua via internet até que um dia a enfermeira permite que os dois se conheçam pessoalmente desde que o garoto seja descontaminado e prometa não chegar muito perto dela nem tocar. 


"Madeline: Vamos combinar que seremos apenas amigos, ok?
Olly: ok
Olly: mas aí você não vai mais poder conferir os meus músculos
Madeline: Amigos, Olly!
Olly: e os meus olhos
Madeline: E você para de falar sobre as minhas sardas.
Madeline: E o meu cabelo.
Olly: e os seus lábios
Madeline: E a sua covinha.
Olly: você gosta da minha covinha?
Madeline: Amigos!"

Entendam uma coisa: resenhar este livro é como andar em um campo minado. Qualquer passo em falso e BUM, explode uma bomba em forma de spoiler. Creio que nunca mencionei aqui no blog minha aversão por romances com protagonistas doentes e este foi o primeiro que me aventurei a ler, provavelmente porque foi o primeiro livro que vi na minha frente. Mas a questão é que, demorei tanto tempo para escrever a resenha devido ao fato de que não sabia por onde começar e nem como mostrar a quem ainda não leu o quão sensacional é a obra. 

O primeiro ponto é a escrita. Nicola Yoon faz a personagem conversar conosco, não deixando a narração em primeira pessoa nos cansar. A construção dos personagens é bem articulada, não deixando que tenhamos mais "pontas soltas" que o necessário. É incrível! 

O livro vai muito além do romance entre a Madeline e o Olly, abordando também pontos como brigas de família, solidão, dúvida, etc. A autora conseguiu me jogar numa bacia de pensamentos acerca de vários pontos na minha vida que, indiretamente, se relacionam com algum dos personagens. 

Ao longo da obra, tem imagens de prontuários médicos, algumas coisas que a Madeline escreve e até mesmo alguns desenhos, deixando a história ainda mais próxima da realidade. Fora que, as citações do chamado 'Dicionário da Madeline' dão um significado ao mesmo tempo inusitado e incrível para palavras comuns. 

Mais uma vez, peço desculpas pela resenha que quase não contou a história para vocês, como costumo fazer. Saibam que Tudo e todas as coisas é um livro excelente e que não tem como descrevê-lo sem contar pontos que acho legal vocês conhecem por si só. 

Ainda não tive oportunidade de assistir à adaptação cinematográfica mas prometo que ela será resenhada aqui e, quem sabe, uma primeira resenha com spoilers. Vocês já leram? Como foi a experiência? 
----
Ps.: repararam na árvore de natal ali no gadget? Finalmente tomei coragem e montei eu mesma! Beijos.


Três Pontos e Fim . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates